Aprenda a usar “cujo” em português – Pronomes relativos

Learn how to use cujo in Portuguese. Everything you need to know about Portuguese relative pronouns

Learn how to use cujo in Portuguese

Seja bem-vindo de volta à nossa série sobre pronomes relativos em português.  Hoje você vai aprender como usar o pronome cujo em português.

Como você deve saber, temos falado sobre pronomes relativos ultimamente. E..adivinha? Vamos continuar a falar sobre isso! Hoje você vai aprender como usar o pronome relativo “cujo” em português. No entanto, este será um episódio um pouco mais rápido, já que, a esta altura do campeonato, eu acho que você já sabe como isso funciona. Se não, por favor, acesse os nossos podcasts sobre os pronomes relativos “que” e “o qual”.

Portuguese Basic Tips sobre o pronome “que”

Portuguese Basic Tips sobre “o qual”

De qualquer forma, não custa fazer um breve resumo sobre o assunto:

Nós geralmente usamos pronomes relativos quando queremos evitar a repetição de palavras em uma frase. Então, em lugar de dizer  “esta é uma bola” (this is a ball) e “eu gosto desta bola” (I like this ball), podemos dizer tudo isso junto, em uma só sentença, apenas adicionando o pronome relativo: “esta é a bola de que gosto” (This is a ball that I like).

Falaremos, então, sobre o pronome relativo “cujo”. Mais uma vez, você não vai encontrar este pronome tão frequentemente na conversação diária, se estiver aqui no Brasil; mas é muito comum em português escrito. Este é o motivo pelo qual eu acredito que você deva passar alguns minutos nesse episódio.

A primeira coisa que você deve saber sobre isso é que nós usamos o pronome com uma ideia de posse. Ou seja, quando algo pertence a alguém.

Por exemplo:

O garoto cujo brinquedo é bonito está aqui. (The kid that has a beautiful toy is here – The kid whose toy is beautiful is here).

A segunda coisa que você deverá saber sobre o pronome “cujo”é que você deve modificá-lo, quando estiver falando sobre um gênero feminino.

Por exemplo:

A garota cuja boneca é bonita está aqui. (The girl whose doll is beautiful is here).

Neste caso, a palavra boneca” (doll) é um substantivo feminino em português.

Se estivermos falando sobre algo no plural, iremos adicionar um “s”

Por exemplo:

A garota cujas bonecas são bonitas está aqui (The girl that has beautiful dolls is here)

Bem, outra coisa que você precisa saber sobre isso: como eu já falei em episódios anteriores, você deve prestar atenção a o que chamamos de regência verbal.

Por exemplo:

Aquela é a família de cuja casa todos gostam (That is the family whose house everyone likes).

Você percebeu que usei a preposição “de” na frente do pronome relativo? Isso aconteceu porque o verbo gostar (to like) necessita de um complemento preposicionado em português.

E a última coisa que você deve saber sobre o tema é que você nunca vai usar o pronome relativo “cujo” seguido por um artigo em português.

Por exemplo: cujo o, cujos os, cuja a, cujas as.

A garota cuja boneca é bonita – Está correto!

A garota cuja a boneca é bonita – Está errado!

Torne-se Membro Premium e tenha acesso às nossas transcrições

Valeu e até a próxima!

Marcos Sales

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *