Carnaval brasileiro – Expressões do português do Brasil sobre carnval

Brazilian carnival - Learn how to use portuguese expressions about carnival

Brazilian carnival – Expressions about carnival used in Brazil

Olá e seja bem-vindo ao nosso episódio do Portuguese Basic Tips sobre carnaval do Brasil

No podcast de hoje, falaremos sobre o carnaval do Brasil.

Bem, você alguma vez já ouviu o músico brasileiro chamado Jorge Benjor? Ele costuma cantar uma música chamada “país tropical”:

“Moro em um país tropical / Abençoado por Deus e Bonito por natureza/ Que beleza, em fevereiro tem carnaval”. Sim, na letra ele fala que “em fevereiro tem carnava”. Bem, nós estamos em fevereiro, portanto, falaremos sobre o carnaval do Brasil.

Este é o tipo de celebração de que muitas pessoas aqui amam; e outras, nem tanto. Mas, por que eles não gostam?

Bem, existe um estigma sobre isso. Muitas pessoas dizem que “o Brasil realmente só começa a funcionar depois de o carnaval ter passado”, o que é verdade. E, então, por que muitas pessoas gostam?

Por dizer que “carnaval é uma festa tipicamente brasileira”, o que também é verdade – pelo menos, em parte.

Quer você goste ou não, este é o tipo de coisa que você terá que saber sobre o Brasil, se estiver interessado o bastante sobre a nossa cultura.

No podcast de hoje, abordaremos as principais cidades que celebram o carnaval no Brasil e o que acontece lá a esta altura do ano. Falaremos sobre carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Para aqueles que ainda não sabem sobre a festa, carnaval é uma celebração que acontece no Brasil em meados de fevereiro.

Pessoas – que chamamos de foliões – vão às ruas para celebrar isso durante 4 dias.

Ao contrário do que possa parecer, esta não é uma festa originada no Brasil, mas na Grécia e em Roma. Com o passar do tempo, tornou-se um forte elemento da nossa cultura.

Carnaval em São Paulo

São Paulo é bem conhecida por ser uma cidade onde as pessoas trabalham duro. Ela é, de longe, o centro deste país, em se tratando de negócios. Por causa disso, muitas pessoas não gostam deste feriado. No entanto, o carnaval tem crescido bastante em São Paulo. Eu quero dizer, cadas vez mais “foliões” vão à cidade em busca de escolas de samba e de blocos de carnaval.

Clique no link e acesse o Todo Mundo Pod sobre coisas a se fazer em São Paulo

A palavra “foliões” vem de “folia”, que siginifica “uma festa animada”. Usamos esta palavra para designar a celebração do carnaval.

Escolas de samba são associações caracterizadas pela dança, pelo canto e pela competição existente contra outras escolas. Estas competições são transmitidas por emissoras de TV no Brasil inteiro.

Blocos de carnaval são grupos de pessoas – foliões – as quais vão às ruas, de uma maneira mais ou menos organizada, e que seguem um caminho pré-definido.

Em São Paulo, você vai achar ambos: blocos de carnaval e escolas de samba.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, você também irá encontrar blocos de carnaval, mas essa cidade é conhecida por ter a maior competição do país entre escolas de samba, tais quais: Mangueira, Portela, Mocidade, Unidos da Beija-Flor e assim por diante.

Clique no link e veja o que fazer no Rio de Janeiro

Nesta época do ano, turistas de todos os lugares do mundo vêm ao Rio de Janeiro para assistir ao show. Este é, sem dúvida alguma, um evento que aumenta o número de pessoas que vem ao Brasil anualmente.

Em alguns lugares, você pode encontrar expressões como passista, que é um dançarino;  mestre sala, que é o cara que comanda a escola de samba; e porta-bandeira. Porta bandeira é a pessoa que carrega a bandeira da escola de samba.

Salvador

Salvador é a capital do Estado da Bahia. Eles têm um diferente tipo de “folia” por lá. As pessoas em Salvador costumam ouvir “música bahiana ou Axé”.  O Axé é um ritmo musical originado na Bahia. Eles andam atrás de um trio elétrico. Trios elétricos, por sua vez, são carros grandes equipados com instrumentos musicais, bandas e amplificadores que percorrem um caminho previamente definido.

Clique no link e descubra coisas para fazer em Salvador (Todo Mundo Pod)

Recife

Recife é a capital do Estado de Pernambuco e lá eles também têm um diferente tipo de “folia”. As pessoas de Recife amam se fantasia, elas amam vestir fantasias para ir dançar o frevo. Frevo é um ritmo típico da região.

Clique no link para saber sobre histórias de viagem em Recife

Eles também seguem um trio elétrico, mas você pode encontrar blocos de carnaval e escolas de samba locais.

Se você quer ir a alguma festa de carnaval, eu acho ótimo, mas tome cuidado com a sua segurança e com a sua saúde: não esqueça que este tipo de celebração reúne multidões, por isso, pode ser bastante exaustiva.

Clique no link para acessar o nosso episódio sobre Recife (Todo Mundo Pod)

Torne-se Membro Premium e faça o download das nossas transcrições completas

Clique no link para acessar um glossário de termos usados no carnaval

Por hoje é só!

Espero que você goste.

Valeu e até a próxima!

Marcos Sales

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 3 de abril de 2017

    […] Clique no link para visitar o nosso último episódio sobre carnaval no Brasil […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *